Relacionamento com Associados e Comunidade

Sustentabilidade

Certificação Ambiental

A fim de mitigar nosso impacto no meio ambiente e aumentar a geração de valor para as comunidades nas quais estamos inseridos, buscamos tornar nossa Cooperativa e agências mais sustentáveis em suas operações.

Este trabalho é desenvolvido há mais de dez anos. Já foram inventariadas e compensadas mais de 1.819,65 toneladas de Gás Carbônico produzido pelas atividades da Cooperativa através do plantio de árvores nativas e compra de créditos de carbono.

Comitê de Sustentabilidade

Para aproximarmos a temática da sustentabilidade às ações e práticas da Cooperativa, implantamos, em maio de 2021, um Comitê de Sustentabilidade local. O Comitê integra diversas áreas da cooperativa, levando em conta a transversalidade que este importante tema incorpora.

O Comitê foi homologado pelo Conselho de Administração em julho de 2021 e em setembro foi agraciado pela Federasul por sua inscrição no 9º Prêmio Vencedores do Agronegócio, na categoria ESG (ambiental, social e governança), com o case “Comitê de Sustentabilidade e as possibilidades sustentáveis no Agro”.

O objetivo do comitê é acompanhar as temáticas de sustentabilidade, estudar novos movimentos para cada vez mais incorporar estratégias e ações ecologicamente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas.

mentos para cada vez mais incorporar estratégias e ações ecologicamente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas.

Acreditamos em Ações Que Movem o Mundo

Acreditamos que promover o desenvolvimento das regiões em que atuamos é um compromisso no qual estão envolvidos os aspectos econômicos, educativos, sociais e ambientais. Queremos promover melhorias que beneficiem a todos e garantam o acesso a oportunidades de impacto positivo, transformando vidas.

Em 2020, para evidenciar ainda mais esse propósito, o Sicredi aderiu ao Pacto Global.

A iniciativa compartilha princípios, diretrizes, informações e ferramentas para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania. Quem integra o Pacto Global também assume a responsabilidade de contribuir para o alcance da Agenda 2030, promovida pela Organização das Nações Unidas. Ela reúne 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que abordam dimensões socioeconômicas e ambientais e visam promover a paz, a justiça e as instituições eficazes. Muitas das nossas soluções estão alinhadas a essas diretrizes e contribuem para a promoção dos objetivos pactuados. Considerando as soluções financeiras, é importante destacar que todo o processo do ciclo virtuoso de desenvolvimento e inclusão financeira impacta positivamente as comunidades.

As soluções não financeiras, como os programas Cooperativas Escolares, Educação Financeira e Fundo Social, entre muitos outros, fomentam oportunidades de aprendizagem, protagonismo e melhorias sociais e ambientais. Abaixo, você vai encontrar os símbolos dos ODS e sempre que uma das nossas iniciativas estiver alinhada com a sua proposta, esta será evidenciada ao clicar sobre o ODS.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil